Siga esses 3 passos para sua fotografia conceitual!

 

A fotografia conceitual é um estilo que vai muito além do simples registro visual de uma imagem, objetivo ou momento especial. Essa técnica envolve transmitir um conceito, ideia, forma ou concepção através de uma imagem ou vídeo, utilizando-se de diferentes técnicas para que a mensagem seja passada.

Seu foco é transmitir ideias, emoções e narrativas através de composições cuidadosamente elaboradas e é amplamente utilizada em campanhas publicitárias, editoriais de moda e projetos artísticos, onde o impacto visual é um fundamento importante.

Acompanhe para saber mais!

Afinal, o que é fotografia conceitual?

A fotografia conceitual pode ser definida como uma forma de arte que utiliza a imagem para representar ideias, sentimentos ou narrativas mais complexas. Ao contrário da fotografia tradicional, que muitas vezes foca em capturar a realidade de forma objetiva, esse tipo de técnica busca provocar emoções e reflexões.

Nesse sentido, cada elemento dentro da imagem — desde o cenário até a expressão das pessoas modelos, por exemplo — é cuidadosamente pensado e planejado, de forma a permitir que o fotógrafo explore temas como identidade, cultura, amor e sociedade de maneira visualmente intrigante. 

Exemplos

  • Publicidade: no caso da publicidade, a fotografia conceitual é utilizada para criar campanhas que vão além da simples exibição do produto. Por exemplo, uma marca de cosméticos pode usar imagens que representem confiança e empoderamento, mostrando modelos diversas e em situações rotineiras. Olhe esse exemplo da Engenharia Filmes!
  • Moda: aqui, essa técnica pode ser amplamente utilizada em editoriais e desfiles. Muitas vezes, a ideia é contar histórias visuais que refletem a essência de uma coleção, explorando temas de transformação através de figuras de arte, cores, iluminação e adaptando vestimentas que apoiam o conceito.  
  • Artes visuais e/ou documentários: artistas contemporâneos ou cinegrafistas utilizam a fotografia conceitual como um meio para questionar a realidade e explorar questões sociais e culturais.

    Nesse sentido, é por meio de composições cuidadosas que os profissionais criam imagens que vão além do estético, desafiando o espectador a refletir sobre temas como identidade, gênero, meio ambiente, política, pobreza, e assim por diante. 
  • Ensaios pessoais: diversas pessoas também preferem o estilo fotográfico mais conceitual para momentos como casamentos, formaturas ou ensaios realizados para fomentar a própria autoestima. 

Como criar um conceito fotográfico de sucesso? 

Fotografia conceitual de uma jovem de cabelo curto que está sentada com os braços levantados sobre a cabeça. Ela está posicionada contra um fundo azul-turquesa, com um círculo amarelo vibrante atrás dela.

De início, saiba que essa não é uma tarefa fácil. Planejamento cuidadoso e uma ótima execução criativa, por exemplo, são dois pontos importantes para explorar quando a ideia é fazer um ensaio de fotos conceituais.

Inclusive, assim como em outros tipos de técnica, você também precisará de uma boa aparelhagem, roteiro, dinâmica criativa e edição ao final.

Acompanhe abaixo algumas outras dicas para fazer fotografia conceitual!

1. Definição da ideia principal

Antes de começar, é crucial ter claro sobre a mensagem ou conceito que você deseja transmitir: qual é a ideia central da campanha ou o que realmente você quer falar? Resuma tudo isso em 3 palavras e comece a organizar as ideias a partir daí.

2. Planejamento e organização da composição

A composição é fundamental para a eficácia da sua fotografia. Considere todos os elementos: cenário, iluminação, cores, objetos de destaque do ambiente e poses (caso houver modelagem). Pense e como cada elemento contribui para a narrativa que você deseja criar.

Além disso, faça esboços ou crie um storyboard para facilitar sua visualização e, nesse momento, aproveite para incorporar símbolos e/ou metáforas em sua fotografia para enriquecer a mensagem.

3. Muita criatividade no momento de editar

Não tenha medo de explorar cores, texturas, opacidade e técnicas diferentes. Inclusive, no momento de produzir as capturas, também permite-se adaptar os ângulos e usar composições não convencionais. Às vezes, uma nova perspectiva pode revelar aspectos do seu conceito que você não considerou antes.

Devo optar por produtora audiovisual esse trabalho? 

Como mencionado no tópico anterior, planejar o conceito, extrapolar os limites da criatividade e garantir que a mensagem seja passada durante toda a produção (e que o briefing não se perca no processo) é, de fato, uma tarefa difícil.

Para capturar a essência de um conceito de forma eficaz, contar com uma equipe profissional, portanto, pode ser de grande valia. Uma produtora audiovisual traz conhecimento técnico e possui o equipamento necessário (câmeras de última geração até softwares de edição avançados) para criações conceituais de alto impacto. 

Além do mais, optar por uma produtora especializada costuma ser a opção mais rentável, principalmente, se o seu objetivo é evitar perder investimento valioso e direcionar seu orçamento para algo mais seguro e certeiro.

E, então, é do seu interesse produzir uma campanha com uma fotografia conceitual impactante e de qualidade? Se sim, considere contratar a Engenharia Filmes para esse trabalho! Acesse o site!