Como fazer vídeo para o TikTok e expandir seu negócio?

 

O TikTok se consolidou como uma das plataformas de vídeo mais populares do mundo, conquistando milhões de usuários com sua interface intuitiva e foco em conteúdos rápidos, criativos e virais.

O Brasil, inclusive, ocupa a terceira posição no ranking de países com mais contas na rede social – são 98,6 milhões de usuários ativos.

Para pequenas empresas, essa rede social representa uma oportunidade única de expandir o alcance da marca, conectar-se diretamente com o público-alvo e impulsionar o crescimento do negócio.

Porém, se destacar entre um mar de vídeos exige mais do que apenas gravar e postar. Abaixo, confira dicas de como criar, gravar e editar vídeos para o TikTok de forma rápida e eficiente!

Benefícios do TikTok para uma marca ou empresa

O TikTok oferece uma série de vantagens para marcas e empresas que buscam expandir sua presença digital, entre elas:

  • Ampliação do alcance: o algoritmo do TikTok é conhecido por sua capacidade de viralizar vídeos, alcançando um público muito maior do que em outras plataformas. 
  • Engajamento direto e autêntico: essa rede facilita a interação direta com o público, com a possibilidade de responder a comentários, participar de lives e criar desafios, por exemplo. 
  • Aproveitamento de trends: essa é uma excelente forma de aumentar a visibilidade da marca. Participar dessas tendências, criando conteúdo relevante e divertido, pode impulsionar significativamente o alcance. 
  • Construção de marca e aquisição de tráfego: o TikTok permite que as empresas construam uma identidade de marca única, utilizando recursos como filtros e músicas para criar uma estética coerente com a sua mensagem.

    Além disso, os vídeos podem ser usados para direcionar tráfego para outros canais online, como o site da empresa e páginas de produtos. 
  • Criação de conteúdo orgânico: por fim, o vídeo para TikTok permite criar conteúdo orgânico, sem necessidade de grandes investimentos em mídia paga.

Mas como produzir? 10 dicas!

Close-up de um smartphone em um tripé, mostrando uma mulher aplicando maquiagem em um vídeo. A mulher que está gravando está levemente desfocada em segundo plano.

A qualidade e autenticidade da gravação é fundamental para o sucesso de um vídeo no TikTok. Além desses, considere pontos como:

  • Iluminação adequada;
  • Uso de estúdios bem iluminados e luzes artificiais se necessário;
  • Gravação do vídeo em formato vertical;
  • Utilização de tripé ou estabilizador para evitar movimentos bruscos que podem prejudicar a qualidade do vídeo;
  • Atenção à duração (opte por vídeos curtos). A maioria dos vídeos populares duram entre 15 e 60 segundos.
  • Faça vídeos dinâmicos e concisos, focando na mensagem principal e evitando informações desnecessárias;
  • Áudio de alta qualidade e uso de microfone externo;
  • Não esqueça, inclusive, de buscar um ambiente silencioso para gravação;
  • Planeje seu vídeo antes de começar a gravar.
  • Defina um roteiro, escolha as músicas e os efeitos que irá utilizar.

Como fazer, editar e ter sucesso em vídeo para TikTok?

De forma sucinta, para fazer vídeo para TikTok você irá precisar listar previamente:

  1. a temática na qual irá trabalhar;
  2. qual música irá utilizar de plano de fundo;
  3. qual tipo do vídeo (trends engraçadas, vídeos de história, imitações de músicas, recriações de diálogos, vídeos de animais fofos, experimentos científicos, etc);
  4. e filtros disponíveis para usar de apoio.

Depois disso, lembre-se de utilizar legendas, que são essenciais para tornar seus vídeos para TikTok acessíveis a um público maior, incluindo aqueles que assistem com o áudio desligado. 

Também não deixe de adaptar as tendências mantendo a autenticidade e a coerência com a mensagem de sua marca. Por fim, inclua um CTA claro e conciso no final, incentivando o usuário a curtir, comentar, compartilhar e seguir seu perfil.

Dicas para edição

O TikTok oferece ferramentas de edição integradas, permitindo criar vídeos profissionais diretamente no aplicativo. No entanto, apps externos podem expandir as possibilidades de edição, como CapCut e InShot, no caso de edições mais complexas. 

Independentemente da ferramenta, lembre-se de manter a fluidez utilizando transições suaves e cortes precisos. Portanto, evite cortes bruscos e mudanças abruptas que podem prejudicar a experiência do usuário.

Dicas para ter mais sucesso nas produções

Para começar a ter resultados, lembre-se de atrair as pessoas logo nos primeiros segundos. Nesse sentido, utilize elementos visuais e sonoros impactantes para prender a atenção do usuário e incentivá-lo a assistir até o final.

Busque também por hashtags populares para aumentar o alcance (e utilize na descrição), além de procurar sempre ser autêntico e mostrar a verdadeira personalidade da sua marca.

Por fim, a última dica para ter sucesso é contratar profissionais para te ajudarem no processo. Embora seja fácil criar vídeos no TikTok, contratar uma produtora audiovisual pode elevar significativamente a qualidade do seu conteúdo, aumentando as chances de viralização.

Profissionais especializados em marketing digital desenvolvem estratégias criativas, garantindo que eles sejam relevantes, atraentes e eficazes. Além disso, o uso de equipamentos profissionais de gravação, iluminação e som fará com que os vídeos fiquem ainda melhores.

Edições avançadas e gestão da produção do conteúdo, bem como a criação de um calendário editorial e monitoramento do desempenho dos seus vídeos, também tornam todo o trabalho mais interessante!

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